Blog, costura, tutoriais

Tutorial: viés

Quando gravei o vídeo do vestidinho infantil (assista aqui), ensinei a fazer o acabamento do viés nas cavas e golas ao vivo. Mas é sempre bom ter uma versão em fotos:

A primeira (e super importante) informação é que as tiras do tecido precisam ser cortadas enviesadas, como na imagem abaixo:

1_vies
Porque? Porque se você cortar em outra direção, vai dar defeito. No fio ficará dura e, na trama, vai causar torção. A diagonal é a direção correta para o corte e, pode confiar, vai dar certo! As tiras que usei tinham 4 cm de largura. Use uma régua comprida para te ajudar nas marcações.

Meça o comprimento do tecido que você vai precisar para fazer o viés. Vale colocar uns 2cm a mais para sobra de segurança. Dobre ao meio e passe no ferro.

1_primeira

Você vai encaixar o tecido no lado direito da sua peça (na foto, o mesmo vestido do vídeo) e costurar com meio centímetro, ou seja, mais na pontinha (do lado  cortado, não da dobra)

1_segunda

Ele vai ficar assim, costurado na pontinha:

1_terceira

Agora, com a ajuda do ferro, vire o viés para o lado avesso, passe devagar e alfinete todo o contorno. A costura precisa ser bem na pontinha para ele não desvirar (se não tiver muita prática, faça os pontos devagarzinho). Dica: sempre retire os alfinetes antes da máquina costurar, pois assim você evita acidentes (!).

1_quarta

Abaixo, ele costurado. O vestido está do lado avesso e o viés, no direito. Use na agulha uma linha da cor do tecido/viés e, na bobina, da cor do vestido. A linha da bobina será a que vai aparecer quando a peça estiver pronta. Se usou a linha errada, desfaça calmamente a costura com uma tesoura ou desmanchador e refaça novamente.

1_quinta

Agora é só continuar a costura da sua peça! Facinho, não?

Quer sugerir algum tutorial? Escreva nos comentários!
Com carinho,
Patricia C

11 comentários em “Tutorial: viés”

  1. Ola patricia,
    Flor eu amei sua aula, assisti coladinho na tela, rsrsrsr…..
    Estou fazendo esse vestidinho na estampa onca , mas está ficando fofo….
    Gostaria de te perguntar se VC poderia dar uma luz para uma dostureirinha iniciante que esqueceu um pouco de como fazer as coisas rsrsrs….
    Estou emperrada no viés da abertura das costas, já bati cabeça e não me encontro…como VC não mostrou no video a colocação aí pirei de vez rsrsr, já li e reli o caderno de instruções da revista e não me encontro….poderia fazer um pap desse acabamento flor? Não precisa ser no vestido, pode simular num quadradinho mesmo pois é só pra saber e relembrar como fazer …
    E outra coisa, fica melhor primeiro fazer o decote depois a abertura das costas ou ao contrario?
    Desculpinhas amorinha perdoa essa iniciante que vos fala ( pior que cresci em meio a tias e avó costureira, deveria saber né? Rsrsrs beijinhos flor, lindo blog, bju

    Curtir

    1. Oi Cleusa, tudo bem? ó, fica melhor fazer a abertura das costas e depois a gola, assim você consegue dar um acabamento mais bonitinho na parte de cima. Quando vc for costurar a parte das costas, deixe o “V” aberto como uma tira reta, assim coloca o viés mais facilmente 🙂
      Boas costuras 🙂

      Curtir

  2. Bom dia Patricia, espero que esteja bem!
    Fiz minha assinatura da Burda mas não consigo localizar esse molde do vestido infantil rosa/amarelo. Assisti ao víde mas como estou iniciando na costura não sei como fazê-lo. Poderia me enviar por e-mail ou indicar onde posso conseguir esse molde? Agradeço a atenção! Abraços

    Curtir

    1. Rogeria, esse molde está na revista de Fevereiro/2015.
      Eu não consigo enviá-lo por email porque só tenho o da revista, mas tente escrever pra eles perguntando se eles tem a versão digital.
      Coloca o link do vídeo para as meninas saberem qual é, ta?

      Boas costuras,
      Pat

      Curtir

  3. Oi Patrícia!! Já escrevi tanto que eles devem estar cheios de mim! Cheguei a fazer a assinatura da revista pra ver se conseguia acesso ás mais antigas mas não foi possível! Que pena, desisto! Obrigada!

    Curtir

  4. Estou eu aqui as 4 da madrugada tentando raciocinar sobre essa resposta que vc deu do vies na abertura das costas. Pirando mas é porque realmente deu ruim. Parabéns vc é show , colada nos seus videos.Apaixonada e louca por costura.Mas continuo não entendendo de viés na sbertura das costas,pois tem o forro eo vestido deu um nó.Amanhã ou melhor daqui a pouco começo actentar novamente.Beijocas

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.