Blog, costura, tutoriais

Tutorial: bolsinha de costura

Como prometido anteriormente, farei os tutoriais das aulas que dei na Burda Expo, começando pela aula da bolsinha de costura (ou porta trecos). É um projeto super fácil de fazer e indicado para iniciantes.

Caso queira fazê-la em outro tamanho, basta aumentar o diminuir o molde, lembrando sempre de respeitar as as proporções. Fiz o molde para você imprimí-lo e usá-lo gratuitamente, para baixá-lo, clique AQUI. E, se clicar nas fotos do post, elas aumentam 🙂

Você vai precisar de:

1

O molde impresso que está AQUI (este molde já tem margem de costura)
02 estampas de tecido sem elastano
01 pedaço pequeno de manta resinada ou prensada
50 cm de cordão
50 cm de viés para acabamento (opcional)
Tesoura, linhas, giz de alfaiate, cola e máquina de costura

A preparação do molde é simples: corte no contorno dos desenhos e, nos quadrados, cole um sobre o outro como na imagem abaixo. Corte os tecidos conforme orientações do molde.

2

Primeiro vamos iniciar pelo sanduíche do fundo: coloque os tecidos avesso com avesso e a manta no meio (as estampas ficam para fora) e faça zigue zague em toda a volta. Reserve.

Agora vamos preparar os bolsos externos: dobre um dos tecidos ao meio, alfinete no outro tecido e marque as divisórias. Eu usei 5cm de distância entre cada uma delas (essa medida é opcional) e costure fazendo o retrocesso na parte de cima.

3

Após costurar os bolsos, vamos fazer o acabamento lateral da saída do cordão: Meça 5cm de altura e corte um pique de 1 cm. Dobre duas vezes para o avesso e costure.

4

A barra: com o auxilio do ferro de passar, faça uma dobra fininha e depois dobre novamente até encontrar o ponto inicial do corte. Costure na pontinha em todo o comprimento.

5

Hora de fechar a lateral: dobre a bolsinha ao meio (deixando os bolsos para dentro), e costure a lateral com ponto reto e depois, zigue zague.

Como na foto superior, alfinete o fundo da bolsinha e costure toda a volta com um centímetro. Para o acabamento, você pode fazer zigue zague ou colocar um viés. Costurei com linha colorida para facilitar a visualização, mas, sugiro usar a linha da mesma cor dos tecidos e do viés

6

Gostou? Viu que facinho?

7

Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que responderei todos. E caso queira mandar a foto da sua peça pronta, vou adorar montar uma galeria aqui no blog 🙂 Topa?

E se você gostou desse projeto, compartilhe nas suas redes sociais para ajudar na divulgação #correntedobem

Boas costuras,
Patricia C

5 comentários em “Tutorial: bolsinha de costura”

  1. Paty,
    Parabéns!!!! E muito sucesso nos novos desafios…. Fiz aulas com você e acho que você tem muita carisma e talento. Seu blog esta ficando muito bacana. Vou te acompanhar. Bjs

    Curtir

  2. Patrícia: ano passado fiz o módulo 1 no Rainhas da Costura e fiquei triste em saber que vc já não estava mais lá. Mas tenho acompanhado seu blog e fico feliz em poder compartilhar suas experiências e tutoriais, que inspiram minhas aventuras no mundo da costura.

    Curtir

  3. Q fofo^^Se quiser, apsaer q nem aparece mesmo, para o verso vc pode usar a linha preta (na canelinha/carretilha) e na me1quina a amarela mesmo. Assim na pelucia amarela fica amarelo mesmo pro acabamento bonito e no avesso q e9 preto fica tudo preto mesmo (sugeste3o claro) ^_^ Adorei!!! Bjus!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.