costura, tutoriais

Como consertar um bolso safado:

Se tem uma coisa que me irrita são esses bolsos rasos nas calças femininas.
Imaginei que eu não fosse a única mas, quando coloquei a esta foto no Fb e Instagram, pude confirmar que meio mundo também detesta, então agora eu pergunto: Porque diabos as calças femininas tem bolsos tão rasos?

Com os celulares cada vez maiores, a situação só piora =(

1

[ obs. para receber os posts no seu email, cadastre-se aqui do lado, em cima, ó –>  ]

Há tempos venho encucada com esses bolsos. Daí comprei um celular pra mim que, por ser maior, me irritou o danado saltitando pra fora do bolso. Não pensei duas vezes: peguei um tecido de algodão, recortei o bolso, costurei e pronto, serviço feito. Nunca mais um celular (ou qualquer outra coisa) ficará pra fora.

É tudo muito simples de fazer e não precisa ter medo: você basicamente precisa de um pedaço de tecido, alfinetes, tesoura, máquina de costura e cérebro. Bora?

2

Bom, está mais que claro que o bolso é pequeno para o tal aparelho. Poderia ter mais 4cm de profundidade, não? Mas a real é que temos que medir do avesso, pra ter o tamanho certinho do tecido que vamos precisar. Clica na próxima foto para aumentar:

3

Do avesso, marquei primeiro o final do bolso (que vemos no externo da calça), depois marquei uma linha reta antes do início da curva final do bolso pois vamos cortar exatamente alí. Encaixando o celular na linha de cima conseguimos ver quanto precisamos. A conta é simples:

8 cm de profundidade x 2 = 16 + 2 cm de margem de costura. Total: 18 cm
Meu bolso tem 16 cm de largura, acrescentei + 2 e a medida final ficou  18 x 18

obs. Cada calça e cada aparelho (ou o que quer que você carregue no bolso) vai ter uma medida própria, use a fita métrica para te ajudar a medir a profundidade e a lateral =)

4Dois quadrados iguais. Um está dobrado ao meio =)

Agora dobre o tecido no avesso, costure 1cm e passe zigue zague nas laterais. Sem sofrer, corte o bolso da calça logo no início da curva e coloque o bolso novo já costurado dentro do bolso original, direito com direito. Eles precisam ter a mesma largura, por isso é importante medir com cuidado. Clique na foto que ela aumenta:

5

Alfinete a parada toda e vá pra máquina, costure em 1 cm:

6

Para dar o acabamento, faça uma barra simples com os tecidos emendados, passe o ferro aquecido e alfinete. Sente em um local confortável, coloque uma música boa  e faça pontinhos invisíveis em toda a volta. Se os pontinhos não ficarem invisíveis, não tem problema, eles não irão aparecer e você aproveita esse tempo para treinar. Dessa forma, seu bolso ficará bem acabadinho e não irá desfiar, ou seja, nota 10 para você! ☺️

7

Está aí o “bolso ampliado”.

Ficou bonito? huuuuummm, era pra ficar?
Ficou funcional? Resolveu o problema? SIIIIMMMM

Então pronto, minha gente, é isso. Fiquem aí com meu coala maravilhoso confirmando que eu fiz este post do futuro, hehehe:

8

Beijo, boa semana,
Patrícia C

Um comentário em “Como consertar um bolso safado:”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.