Blog, costura

Tecidos: lavar ou não lavar

É preciso mesmo lavar os tecidos antes de costurar?

Esse assunto sempre foi recorrente enquanto dava aulas e hoje, quando posto as roupas que faço, vira e mexe recebo algum email ou comentário perguntando isso: É realmente necessário lavar os tecidos? Bom, vou falar dos pontos positivos e negativos e também, a minha opinião:

Close-up of jars with basket in shelf the laundry room; Azusa; California; USAFoto:Eric Hernandez

Positivos:
Mesmo com a maior parte tecidos já serem pré-lavados nas tecelagens, podemos evitar alguns “sustos”, como encolhimento em excesso e estampas/cores que desbotam. Então, quando faço roupas, prefiro lavar. O processo de costurar roupas é sempre um trabalho demorado e cuidadoso, acho que não vale o risco de, depois de ter costurado, perder a peça na primeira lavagem.

Negativos:
Quando a gente lava o tecido, ele perde a goma, ou seja, o material que sempre dá brilho e beleza ao fio vai embora na água. Então, quando faço um presente ou quando vendia acessórios , não lavava, pois muitas vezes o tecido ficava tão amassadinho que a peça perdia a beleza. Mas claro, eram bolsas, necessaires, carteiras etc.

Como lavar? Numa bacia, adiciono água (sem sabão), abro o tecido e dou uma mexida nele, deixo de molho por mais ou menos uma hora, torço na máquina e coloco esticadinho no varal. Na hora de passar, se estiver um tico úmido (90% seco, por exemplo), ajuda a desamassar.

Conclusão: Vocé é livre para escolher se quer lavar ou não =)

Até logo,
Patricia C

 


 

obs: amanhã entra no ar o primeiro vídeo do youtube. Já viu o teaser? Só clicar aqui!

2 comentários em “Tecidos: lavar ou não lavar”

  1. Concordo, Patrícia! Vale à pena mesmo esse trabalhinho da pré-lavagem no caso de confecção de peças de roupas. Eu prefiro lavar o tecido na máquina, com um tiquinho de sabão líquido (uso o OMO) na lavagem delicada para roupas de bebê. A lógica que eu uso é a seguinte: lavar o tecido com a lavagem mais parecida que será utilizada depois da peça pronta. E uso a lavagem para roupas de bebê porque não quero que o tecido desfie em excesso. Tenho ficado satisfeita! =)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.