Blog, costura, textos

O manequim vintage

Viver em Wellington me dá a possibilidade de morar rodeada de muitos brechós. Eu ainda não entendi que faz o povo neozelandês manter esse hábito tão forte aqui, mas posso dizer: as pessoas compram e consomem coisas de segunda mão aos montes, por isso os brechós estão em todos os lugares e com todo tipo de coisa.

Há lojas interessantíssimas e podemos encontrar coisas incríveis. Claro que nem todas as lojas são bonitas ou organizadas mas, pra quem curte um garimpo, é uma cidade massa para comprar peças únicas e com histórias. Eu sempre entro neles para procurar dedais e geralmente encontro coisas de costura como linhas, tecidos ou aviamentos.

1

Há um tempo vi esse manequim pela primeira vez. Foi numa loja de tecidos onde eles possuem MUITOS, mas muitos manequins diferentes e de todos os tipos de materiais e estilos (madeira, tecido, plástico, vidro etc etc etc). Uns antiquíssimos que juro, nem sei como ainda existem. Perguntei se estavam à venda e a mocinha me disse: não, por nenhum valor.

O que me deixou meio de coração partido foi a explicação seguinte, em que ela me disse que muitos eram tão antigos que os fabricantes nem existiam mais. Alguns manequins haviam sido doados ou eram peças únicas. Raridade mesmo.   [se você clicar na foto ela aumenta]

2

A segunda vez que deparei com este manequim foi aqui ao lado de casa, em uma loja muito legal. Perguntei pra moça da loja se estava à venda e ela, confirmando que não, ainda me disse que eram super raros e seguiu com aquela mesma explicação de serem antigos e tals. E todo dia que eu passava na porta dava uma “secada” no manequim, como se ele pudesse responder aos meus galanteios, risos.

Daí que dia desses, olhando o Trade-me (uma espécie de Mercado Livre da NZ) encontrei este  manequim que havia acabado de ser anunciado para venda. Comprei na hora, sem pensar muito.  Fui buscar numa região fora da cidade onde moro, um lugar lindo cheio de ovelhas e verde pra todo canto. Fiquei apaixonada ❤

Ahm, detalhe: custou tão pouco que confesso, praticamente gastei mais de condução do que com o bichinho. Agora ele está em casa fazendo parte do meu tão-não ateliê.

3

Ele é original da década de 60 e foi fabricado para as pessoas que costuravam suas próprias roupas terem em casa um manequim para prová-las. Penso que talvez fosse uma opção econômica aos caríssimos manequins de moulage.

Se desmontado, parece um quebra-cabeça e o mais curioso é o material: uma mistura de papelão com uma pequena parte de neoprene. E também há a possibilidade de mudar os tamanhos, ajustando-o às suas medidas.

4

O que eu mais gostei nele foi essa cara meio industrial  (que a máquina verde também tem) e esse tom neutro de azul-calcinha. No fim, ornou com todo meu pequeno espaço de costura.
Depois basta desmontá-lo, colocá-lo no fundo da mala e partir comigo rumo à algum canto 🙂

Ainda estou desejando um manequim de moulage com medidas mais reais, estrutura rígida e alfinetável, mas enquanto ele não aparece, me divirto com esse 🙂
Alguém já havia visto este modelo anteriormente?

Bom domingo,
Pat

5 comentários em “O manequim vintage”

  1. Eu amei quando você postou a foto deste manequim Pat! Estou há pouco tempo no mundo da costura, mas amo peças antigas há muito tempo haha. Sou louca pra ter um destes ajustáveis, espero que quando tiver um espacinho só pra costurar consiga adquirir um! Bjos 😉

    Curtir

    1. Bianca, aqui tem os ajustaveis mesmo, tem em todo canto pra vender, mas custam um tanto caro (399).
      Esse meu é bonito mas é leve/molinho, não acho legal pra fazer roupas nele, sabe? Só pra enfeite ou provar mesmo 🙂
      bj

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.