Blog, costura

O vestido que costurei para minha sogra

A primeira costurinha do ano foi um vestido para minha sogra.

Ela, que adora vestidos leves, queria um modelo com saia godê e que não ficasse colado no corpo. O molde nada mais é que um recorte princesa com nesgas na saia e zíper nas costas. Não sei definir a manga porque cortei no olho mas fiz umas pregas macho para que a manga não ficasse totalmente “largona” nos braços.

2

A diversão começou mesmo quando fomos escolher o tecido. Sandra ficou maluca diante de tantas opções de estampa e teve um treco: não conseguiu escolher uma dentre tantas possibilidades. Aqui em Wellington há 3 boas lojas e duas ficam coladas uma na outra. Depois que vasculhamos a primeira, entramos na segunda (que é muito maior) e daí o bicho pegou. Como escolher um tecido só?

1

Outra dificuldade enfrentada que eu achei engraçado: ela não conseguia visualizar a roupa vendo apenas o tecido. Isso é engraçado porque quem costura dificilmente tem esse problema, então é legal entender um pouquinho o outro lado também. Escolhemos um Rayon pelo caimento e porque foi uma das estampas miudinhas que ela mais gostou 🙂

A costura

Como sempre comecei fazendo a peça piloto para poder provar e, como de praxe, os ajustes foram necessários. Nem vou repetir aquele blá blá blá da importância da peça piloto mas nesse caso, se eu tivesse cortado primeiro no tecido definitivo, pelo menos o vestido estaria largo e daria pra diminuir. Ruim é quando acontece o contrário.

3

Depois da prova, fiz todas as alterações no molde e também tive que refazer a manga, pois a primeira ficou curta e meio apertada. Daí cortei outra e fiz só em um lado da peça, só pra ter idéia se estava confortável no braço dela 🙂

4

A mesa de trabalho sempre fotografável. Fase piloto e fase vestido.
[se clicar, todas as fotos aumentam]

5

6

Abaixo, cortando o tecido para fazer o vestido definitivo. A costura dele é bem simples e não levou forro, mas na manga usei viés tanto na emenda da manga com o vestido quanto na barra interna. O zíper usado foi o invisível.

7

Uma prova com o vestido quase pronto. Ficou bem bom, não é?

8

E eu e ela no Mount Victoria, um mirante aqui em Wellington. Esse foi um dia praticamente sem vento e deu pra gente usar uma saia (nem todo dia dá, risos!). Incrivelmente este também foi o dia mais quente que tivemos aqui em Wellington neste ano. Estava realmente quente (como no verão brasileiro) e sem vento, um milagre! A praia estava lotada e até transito tinha, de tanta gente que saiu de casa ❤

9

Acredito que ela poderá aproveitar o vestido quase o ano todo, afinal, o calor brasileiro mal dá descanso. Pra mim, foi um prazer fazer o vestido: gostei tanto do resultado que até cortei um pra mim (na foto da mesa da máquina dá pra ver o tecido do meu, uma estampa de quadradinhos cinza, azul e creme). Ainda não o costurei mas o farei em breve, só não sei se conseguirei usar nos últimos dias desse verão fake neozelandês – risos.

Feliz ano novo,
Pat

6 comentários em “O vestido que costurei para minha sogra”

  1. Ficou lindo Pat, amo esse modelo com manguinhas, é tão difícil encontrar vestido assim por aqui, só vejo tomara que caia ou regata.
    Parabéns! Bora fazer o seu rs! Bjos

    Curtir

  2. Oi Pat, feliz ano novo!
    Nesse post do vestido da sogra você falou em fazer acabamento com viés na costura da manga e na barra. No último video você também falou em acabamento com viés… O que é isso? Como que eu posso dar acabamento em uma peça usando viés? É para costurar o viés na costura interna, no lugar onde faria, digamos, o zigue-zague? Sei que já acabou o prazo para sugestões de dúvidas mais frequentes, mas eu fiquei super em dúvida com isso de fazer acabamento com viés.

    Beijos, Camila.

    Curtir

    1. Cris, foi bem legal aqui sim, eles adoraram NZ e a gente aproveitou bastante 🙂
      Parte da saudade continua, mas foi legal sim. E o vestido ficou massa, fiz um pra mim tbm, mas sem mangas.
      beijo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.