Blog, costura

A blusa que deu certo mas faltou peito, risos

Comprei este tecido no Brás-SP há uns meses porque amei o toque e a cor dele. É uma mousseline muito macia e não transparente, então me conquistou na hora e arrematei um metro.

Daí, meses depois resolvi fazer um top transpassado com uma faixa na cintura que desse um laço + manga godê. ✂️
Fiz aquele processo que cês já conhecem: modelagem plana partindo da minha base, tela para prova, ajustes do molde e enfim, corte e costura.

Tudo muito lindo no processo, inclusive a tela me coube direitinho:
Muitas fotos:

{a modelagem, tela para prova, peças sendo cortada, mesa de costura, viés na gola
e parte da barra lenço que fiz na manga godê. Um amor!}

O erro

Pois bem, a tela no algodão cru coube direitinho mas a peça final não. Que triste!

Proporcionalmente tudo serviu (costas, ombros, desenho do decote etc) mas se eu tivesse uns dois números a mais de busto teria ficado bom. No caso, ficou largo e eu tenho que desmanchar a peça inteira pra ajustar a frente dela. Mas cadê coragem?

Não é a primeira vez que isso me acontece e, embora já tenha perdido algumas peças que costurei por ñ terem servido, dessa vez fiquei MUITO desanimada a desmanchar e consertar porque o tecido é bem delicado e estava dando sinais de desgaste 😦 Digo isso porque tive que retirar uma das mangas e esta começou a esfarelar, mesmo usando agulha 9.

Já tive roupas que não me couberam e fiz o ajuste ou passei pra frente, mas esta está no meu armário pra ver se eu tomo coragem para fazer o ajuste ou se descolo uma amiga peituda desfilar com ela por aí.

{ alinhavando alguma parte da blusa e a peça quase pronta no manequim }

Eu acho a blusa ficou larga com o tecido final porque ele é muito mais fino e leve do que o algodão cru que eu tinha aqui em casa. Talvez se seu tivesse testado num poliéster xexelento teria uma visualização mais adequada da peça no corpo. Agora já era: não tenho mais o tecido pra re-cortar outra parte da frente e nem vou colocar 400 mls de silicone, risos.

E você, alguma costura que deu errado na peça final e ficou com preguiça de consertar?
Conta pra mim!

Beijo,
Pat

 

obs. Gentes costureiras, estou indo ao Brasil para mais uma série de aulas.
Quem quer participar?
Logo mais compartilho a agenda aqui e no Youtube, estou terminando o conteúdo e já já mostro pra vocês. Coisas legais a caminho ♥️

Pat

15 comentários em “A blusa que deu certo mas faltou peito, risos”

  1. Eu fiz um vestido que na tela achei que precisava apenas ajustar o decote, mas na peça final a cava ficou grande 😦
    Estou na mesma preguiça de ter que desmanchar pra ajustar! </3

    Aaaah, agora preciso juntar dinheiro pra poder ter uma aula com você e pro show da Beyoncé, como lidar com isso?! SOS

    Curtir

  2. Olá Patricia! Já estive em uma das suas aulas em Brasília, se quiser passar por aqui para fazermos um vestido estou dentro com certeza. Bjs e até. 🤗

    Curtir

  3. Nossa, e tenho. A primeira peça que fiz nesse recomeço na costura. Resolvi comprar uma canga linda para usar como tela para treinar o recorte no ombro. Como estava com medo de fazer manga resolvi fazer a manga japonesa. A pessoa aqui não cortou a cava na parte de tras?! Estou com a bata com manguinha na frente e nada atrás. Novo modelo kkkk.

    Curtir

      1. Kkkk , vou usar sim. Pensei em por umas tiras para unir a manga com a cava, mas deu preguiça, depois mando foto. A costura esta sendo minha terapia nessa licença que ja dura 2 anos.

        Curtir

  4. Estarei em SP a partir do dia 14 de setembro! Quando seria o curso? Comecei a costurar há apenas um mês, ainda estou fazendo apenas coisas MUITO básicas e adoraria aprender mais com você. Um beijo!

    Curtir

  5. Que bom que vai voltar!! Suas aulas são tudo de bom e conhecer o povo que gosta de costura é tão bom quanto! Se vier para o sul quero muito participar. Só vai depender da data pq fiz uma cirurgia no pé e ainda tô em recuperação, mas se já estiver podendo andar e pegar o busão vou para Curitiba ou qquer cidade catarinense com certeza!! Bjos

    Curtir

  6. Amor meu, quase tudo da errado kkk, no meu caso não sobra falta tecido, vida de iniciante 😔 mas vamos progredir, preciso de você moça, sempre vou precisar.😘

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.