Ajustando seu jeans

OI, tudo bem?

Este post é uma sequência do curso Costure seu Jeans, auxiliando quem precisa ajustar a cintura da calça (quando as medidas são díspares – cintura fina e quadril acentuado) de forma clara. Esses ajustes são essenciais para que sua modelagem fique mais próxima das suas formas e para que as próximas calças fiquem certinhas no seu corpo.

É super importante fazer esse ajuste no molde sem a margem de costura, no desenho cru da calça. Após as alterações serem feitas, adicione a margem adequada para o acabamento que irá fazer na sua peça. Veja como fazer:

1- traseiro central 

Posicione seu molde como na imagem abaixo, dobrando as margens de costura para que você use apenas a parte da calça sem a margem.

Marque a quantidade de centímetros anotadas com o alfinete e trace uma linha. Essa linha precisa ir até o final da parte reta do gancho, para evitar defeitos.

2- lateral

A lateral precisará ser ajustada tanto no molde do traseiro quanto no dianteiro.
Se você precisou ajustar 2 cm na lateral, irá retirar 1cm na lateral traseira e 1cm na lateral dianteira.

Vale lembrar que a lateral dianteira tem um bolso e o molde do bolso precisa ser colocado junto para fazer a alteração (neste caso, organize o bolso concha por cima do bolso de tricoline e depois o coloque sob a perna dianteira para fazer o ajuste corretamente)

O cós:
Após esses ajustes, o cós possivelmente estará largo para sua calça. Mas antes de alterá-lo, sugiro medir a linha superior da calça (pala e frente) para conferir com as medidas do cós. Após conferência, faça o ajuste nas emendas laterais do cós (traseiro com dianteiro direito e dianteiro esquerdo), deixando-o na mesma medida (ou um tiquinho maior) da calça.

Neste ponto é melhor ter parcimônia: melhor sobrar do que faltar.
Depois adicione a margem de costura no cós.

Dica: utilize a fita métrica, uma régua de 30 cm e uma curva francesa para te ajudar a fazer os ajustes. Evite fazer bicos mo molde (no final dos novos traçados) e, na dúvida, não retire muitos centímetros porque a calça pode não passar no quadril.

Desejo que tenha sido útil, qualquer dúvida me chame
Boas costuras,
Pat

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.