BLOG

Blog

newsletter

Você sabia que periodicamente escrevo uma newsletter?
O tema principal é costura, claro, mas sempre toco em assuntos # e compartilho links de coisas legais que vejo pela internet.

Babeth Lafon

A primeira news foi basicamente um apanhado de coisas legais pra ver, assistir e ler.
Quer conferir? Clique AQUI.

Na segunda o assunto foi as lembranças que guardo de minha mãe costurando pra mim e nos links, várias coisas eróticas. AQUI.

Na terceira news falei sobre minha escolha de voltar a viver no Brasil, AQUI.

E na quarta, sobre a elitização dos estudos da modelagem de roupas. AQUI.

Quer se inscrever para recebê-las no seu email? Basta entrar neste link e se cadastrar, é bem facinho: https://www.tinyletter.com/p_casan

Te espero lá!
Boa semana,
Patricia C

Blog, costura

A blusa que deu certo mas faltou peito, risos

Comprei este tecido no Brás-SP há uns meses porque amei o toque e a cor dele. É uma mousseline muito macia e não transparente, então me conquistou na hora e arrematei um metro.

Daí, meses depois resolvi fazer um top transpassado com uma faixa na cintura que desse um laço + manga godê. ✂️
Fiz aquele processo que cês já conhecem: modelagem plana partindo da minha base, tela para prova, ajustes do molde e enfim, corte e costura.

Tudo muito lindo no processo, inclusive a tela me coube direitinho:
Muitas fotos:

{a modelagem, tela para prova, peças sendo cortada, mesa de costura, viés na gola
e parte da barra lenço que fiz na manga godê. Um amor!}

O erro

Pois bem, a tela no algodão cru coube direitinho mas a peça final não. Que triste!

Proporcionalmente tudo serviu (costas, ombros, desenho do decote etc) mas se eu tivesse uns dois números a mais de busto teria ficado bom. No caso, ficou largo e eu tenho que desmanchar a peça inteira pra ajustar a frente dela. Mas cadê coragem?

Não é a primeira vez que isso me acontece e, embora já tenha perdido algumas peças que costurei por ñ terem servido, dessa vez fiquei MUITO desanimada a desmanchar e consertar porque o tecido é bem delicado e estava dando sinais de desgaste 😦 Digo isso porque tive que retirar uma das mangas e esta começou a esfarelar, mesmo usando agulha 9.

Já tive roupas que não me couberam e fiz o ajuste ou passei pra frente, mas esta está no meu armário pra ver se eu tomo coragem para fazer o ajuste ou se descolo uma amiga peituda desfilar com ela por aí.

{ alinhavando alguma parte da blusa e a peça quase pronta no manequim }

Eu acho a blusa ficou larga com o tecido final porque ele é muito mais fino e leve do que o algodão cru que eu tinha aqui em casa. Talvez se seu tivesse testado num poliéster xexelento teria uma visualização mais adequada da peça no corpo. Agora já era: não tenho mais o tecido pra re-cortar outra parte da frente e nem vou colocar 400 mls de silicone, risos.

E você, alguma costura que deu errado na peça final e ficou com preguiça de consertar?
Conta pra mim!

Beijo,
Pat

 

obs. Gentes costureiras, estou indo ao Brasil para mais uma série de aulas.
Quem quer participar?
Logo mais compartilho a agenda aqui e no Youtube, estou terminando o conteúdo e já já mostro pra vocês. Coisas legais a caminho ♥️

Pat