BLOG

Blog, costura, textos

Onde encontrar máquinas de costura barata

Quer um guia agilizado de onde encontrar máquinas de costura com preço baixo?
Então venha!

maquina de costura
Máquina Husqvarna garimpada num site de segunda mão

Sou garimpeira e adoro ficar olhando coisas de segunda mão porque sempre, sempre encontro produtos legais. E também já tive muitas máquinas de costura, compradas de segunda mão tanto no Brasil quanto em países onde morei.
Claro que já comprei máquinas novas em lojas. Elas estão zeradinhas e é uma delícia abrir uma caixa de máquina e sentir aquele cheiro de novo 🌟.

Mas, pra quem está com o bolso apertado, resolvi montar um guiazinho de locais pra encontrar uma boa máquina sem sepultar seu bolso antes de começar a costurar. Vale pra outros objetos também, claro!

OLX: melhor lugar para garimpar, ever! A maioria dos produtos expostos na OLX são de pessoas física onde temos muito mais liberdade para negociar o preço, combinar a retirada etc. Na busca, não deixe de perguntar o estado da peça, se funciona, se falta algum acessório, a voltagem e tals.

Já comprei muita coisa pela OLX (três máquinas, uma lava louça, cadeiras, mesa.. ) e sempre rolou super. Indico demais, mas não deixe de ter cuidado.

Mercado Livre: Já foi melhor.
Hoje em dia há um montante de lojas grandes e, com isso, a busca torna-se exaustiva. Mas vale procurar por lá também pois é uma plataforma tão grande e tão famosa que muita gente continua anunciando.

Mecânicos de bairro: Já falei no meu vídeo antigo sobre máquinas de costura: mecânicos sempre tem boas máquinas, geralmente antigas e já reguladas.
Algumas alunas já encontraram boas máquinas por menos de R$200, acho que vale caçá-los e bater um papo pra ver o que eles tem.

Bazar de igreja: eu aaaaamo um bazar de igreja de bairro, já encontrei muitas coisas legais e com preços bem baixinhos. Nem sempre você terá informação sobre a máquina porque provavelmente ela veio de uma doação, mas acho que é a possibilidade mais barata mesmo.

Feiras de rua e mercados de pulga: mesma coisa do bazar de igreja descrito acima. =)

Antiquários: São os lugares mais caros, porém, não iria deixar de citá-los aqui.
Geralmente as máquinas estão em ótimo estado visual (pois muita gente compra ítens de antiquários para decoração), mas é o que eu disse alí em cima: preços mais salgados mesmo.

Pelo mundo:

Fora do Brasil, os sites que conheço são:
Nova Zelândia: Trade-me é principal canal. Procure por sewing machine.
Holanda: Marketplaats é o site pra coisas de segunda mão. Procure por Naaimachine.
Alemanha: O site de usados dele é um braço do Ebay, o Ebay-kleinanzeigen (sim, nome esquisitissimo como parte da língua alemã, risos). Procure por Nähmaschine.

Dicas pra quem for garimpar:

– pergunte o estado real da máquina. Diga pro/a vendedor/a que você tem vivência na costura e precisa de uma máquina que não dê problemas.
– Pergunte se pode testar a máquina antes de retirar ( então leve um retalho de tecido, linha e talvez agulha. Geralmente as máquinas ou as vendedoras não tem esses acessórios por lá)
– fuja das máquinas de mão, miniaturas etc.

Mais:
– aqui tem um post onde mostrei algumas máquinas de costura vintage lindinhas que encontrei quando procurava uma máquina na Alemanha ♥️
– sabe quem inventou a máquina de costura? Leia no post! https://patricia-cardoso.com/2019/08/09/inventor/

É isso! Eu nunca me arrependi das máquinas que comprei usadas, mas sempre comento que é preciso ter cuidado e cautela ao escolher. O dialogo aberto com a vendedora é importante, então não deixe de fazer suas perguntas.

E vc, tem sugestões de sites / locais onde encontrar máquinas baratas? Deixe aqui que eu atualizo o texto pra que possa ser útil para mais pessoas ✂️

Desejo ter ajudado,
Boas costuras,

Patrícia Cardoso

Blog, costura, textos

Quem inventou a máquina de costura?

 A primeira máquina de costura propriamente dita, com algumas características da máquina moderna, foi patenteada em 1790 pelo inglês Thomas Saint. A máquina que ele criou era para trabalhar em couro, e tinha uma sovela que se movia verticalmente, para fazer os furos por onde passa o fio.

O alfaiate francés Barthélemy Trimmonier patenteou uma máquina, para costurar tecidos, 40 anos depois. Apesar de ter recursos modestos, em 1841 Barthélemy já tinha fabricado e posto a funcionar em Paris cerca de 80 máquinas, mas um grupo de operários que temia o uso das máquinas destruiu suas oficinas. 😱

Depois disso o inventor ainda conseguiu duas patentes por melhoramentos e, em 1845 tentou também registrá-las na Inglaterra e Estados Unidos, mas não obteve sucesso.

Em NYC um outro inventor realizava experiências, ao mesmo tempo que Barthélemy: Walter Hunt. Este criou a agulha curva, com um furo na ponta. A agulha conduzia o fio através do tecido e formava uma laçada. Durante vinte anos Hunt lutou em vão para obter uma patente que lhe garantisse os direitos do seu invento.

A primeira máquina de costura de uso prático foi patenteada por Elias Howe em 1846, e este foi o felizardo que passou para a historia como seu inventor – embora tivesse de lutar arduamente para isso, inclusive pelos tribunais. Um de seus principais adversários foi Isaac M Singer, que obteve a patente de uma máquina de costura em 1851. Já em 1850 Allen B. Wilson havia patenteado a máquina com um gancho oscilante para colher o fio superior*; em 1856, James Gibb lançava a máquina de costura que trabalhava com um só fio.

foto com ilustração de duas maquinas de costura antigas

Como a máquina de costura revolucionou a industria da confecção, expandiu-se bastante e hoje em dia contam-se cerca de 2.000 tipos de máquinas – algumas inclusive bastante especializadas. As partes básicas da máquina, entretanto, são as mesmas: a agulha com perfuração na ponta, o gancho giratório e a lançadeira deslizante. A forma de acioná-las é que mudou radicalmente nos últimos anos: de manivelas e pedais, hoje chegou-se aos modernos motores elétricos, que são muito mais rápido e poupam muito cansaço de quem costura.

 (texto extraido do livro “Curso básico de corte e costura” de Dener Pamplona de Abreu )

–> veja aqui minha agenda de aulas de costura em São Paulo