A blusa que deu certo mas faltou peito, risos

Comprei este tecido no Brás-SP há uns meses porque amei o toque e a cor dele. É uma mousseline muito macia e não transparente, então me conquistou na hora e arrematei um metro.

Daí, meses depois resolvi fazer um top transpassado com uma faixa na cintura que desse um laço + manga godê. ✂️
Fiz aquele processo que cês já conhecem: modelagem plana partindo da minha base, tela para prova, ajustes do molde e enfim, corte e costura.

Tudo muito lindo no processo, inclusive a tela me coube direitinho:
Muitas fotos:

{a modelagem, tela para prova, peças sendo cortada, mesa de costura, viés na gola
e parte da barra lenço que fiz na manga godê. Um amor!}

O erro

Pois bem, a tela no algodão cru coube direitinho mas a peça final não. Que triste!

Proporcionalmente tudo serviu (costas, ombros, desenho do decote etc) mas se eu tivesse uns dois números a mais de busto teria ficado bom. No caso, ficou largo e eu tenho que desmanchar a peça inteira pra ajustar a frente dela. Mas cadê coragem?

Não é a primeira vez que isso me acontece e, embora já tenha perdido algumas peças que costurei por ñ terem servido, dessa vez fiquei MUITO desanimada a desmanchar e consertar porque o tecido é bem delicado e estava dando sinais de desgaste 🙁 Digo isso porque tive que retirar uma das mangas e esta começou a esfarelar, mesmo usando agulha 9.

Já tive roupas que não me couberam e fiz o ajuste ou passei pra frente, mas esta está no meu armário pra ver se eu tomo coragem para fazer o ajuste ou se descolo uma amiga peituda desfilar com ela por aí.

{ alinhavando alguma parte da blusa e a peça quase pronta no manequim }

Eu acho a blusa ficou larga com o tecido final porque ele é muito mais fino e leve do que o algodão cru que eu tinha aqui em casa. Talvez se seu tivesse testado num poliéster xexelento teria uma visualização mais adequada da peça no corpo. Agora já era: não tenho mais o tecido pra re-cortar outra parte da frente e nem vou colocar 400 mls de silicone, risos.

E você, alguma costura que deu errado na peça final e ficou com preguiça de consertar?
Conta pra mim!

Beijo,
Pat

 

obs. Gentes costureiras, estou indo ao Brasil para mais uma série de aulas.
Quem quer participar?
Logo mais compartilho a agenda aqui e no Youtube, estou terminando o conteúdo e já já mostro pra vocês. Coisas legais a caminho ♥️

Pat

Comments ( 12 )

  • Patrícia Silva

    Eu fiz um vestido que na tela achei que precisava apenas ajustar o decote, mas na peça final a cava ficou grande 🙁
    Estou na mesma preguiça de ter que desmanchar pra ajustar! </3

    Aaaah, agora preciso juntar dinheiro pra poder ter uma aula com você e pro show da Beyoncé, como lidar com isso?! SOS

    • Menina, rainha Bey custa muito mais caro que eu, não sofra ahhaahahah
      Vamos montar o retiro do desmanche. A gente se junta um final de semana e resolve esses trem tudo hahahaha

  • Jaciara Soares Silvestre

    Nossa, e tenho. A primeira peça que fiz nesse recomeço na costura. Resolvi comprar uma canga linda para usar como tela para treinar o recorte no ombro. Como estava com medo de fazer manga resolvi fazer a manga japonesa. A pessoa aqui não cortou a cava na parte de tras?! Estou com a bata com manguinha na frente e nada atrás. Novo modelo kkkk.

    • hahhaahahahahah adorei, Jaciara! MAs e aí, vc usou mesmo assim?
      hahaha só coisa boa essa costura traz, ne? beijo!

      • Jaciara Soares Silvestre

        Kkkk , vou usar sim. Pensei em por umas tiras para unir a manga com a cava, mas deu preguiça, depois mando foto. A costura esta sendo minha terapia nessa licença que ja dura 2 anos.

  • Estarei em SP a partir do dia 14 de setembro! Quando seria o curso? Comecei a costurar há apenas um mês, ainda estou fazendo apenas coisas MUITO básicas e adoraria aprender mais com você. Um beijo!

  • ELIANE A. DOS SANTOS

    Que bom que vai voltar!! Suas aulas são tudo de bom e conhecer o povo que gosta de costura é tão bom quanto! Se vier para o sul quero muito participar. Só vai depender da data pq fiz uma cirurgia no pé e ainda tô em recuperação, mas se já estiver podendo andar e pegar o busão vou para Curitiba ou qquer cidade catarinense com certeza!! Bjos

    • Querida, vou voltar e vou voltar com calma. Nada das aulas super corridas como foram da outra vez hehehe.
      Te aviso quando for praí, mas vai rolar Curitiba sim 🙂 Beijo!

Give a comment