capulana - saia de tecido

Saia no tecido africano

Lilian, minha amiga mais leonina dentre todas as leoninas sempre faz festa pra comemorar seu ano novo particular e o convite sempre chega no meu email.
Problema é que, desde que nos conhecemos (Senai, 2008) eu nunca compareci a uma festinha sequer (!) e sempre me sinto dando pra trás nos rolês =(

Sabia que neste ano iria, mas ñ queria apenas comparecer, queria presenteá-la com algo feito por mim e logo lembrei deste tecido que ganhei anos atrás.

O tecido
Acho que era 2012 quando ganhei este corte de Capulana da Emilia, uma moça que fez aulas de costura comigo. Ela me disse que o pai dela foi várias vezes a Africa a trabalho e sempre trazia alguns cortes, então ela me presenteou com este em pink e eu fiquei encantada. Era a primeira vez que pegava num tecido tão bonito vindo de um lugar tão distante.

o encontro perfeito da costura da Wan Der Lee @costurandovivencias

Eu sempre achei o tecido lindíssimo mas nunca tive coragem de cortá-lo, cada vez com um motivo diferente me impedia. Com o aniversário da Liliam chegando não pensei duas vezes: tinha certeza que ela ficaria lindissima usando ele, então corri pra fazer uma saia reta justinha com um zíper atrás que não fosse totalmente discreto.

Como não lembrava se já o havia lavado, coloquei num balde com um tico de sabão líquido e passei a sofrer: saiu tanta , mas tanta tinta pink que tive um certo medo dele ficar altamente desbotado. Mas por sorte, nada ocorreu.

A modelagem

Já fiz uma dezena de saias retas nessa vida e sei a modelagem de cor, mas peguei o livro da Ana Laura Berg pra ver o que ela dizia. O livro é do Senac e há um tempo estou estudando ele, então era a oportunidade de fazer este traçado.

eu e minhas sobras de papel remendado…

Segui toda a receita proposta no livro, mas confesso que não tinha nada novo sobre o molde: saia reta é saia reta e é sempre a coisa mais fácil do mundo de fazer. A única coisa que não segui foi o fato de que ela sugere colocar 1cm de folga no quadril e eu, que sempre coloco 4, optei por 6 cm já que o tecido não tem elasticidade e eu sabia que iria forrar a saia. Penso que é melhor não deixar justa demais onde se movimenta.

Fiz a saia reta simples com ajuste na barra para ficar mais certinha na linha do joelho e escolhi forrar pois acho que o acabamento da peça fica sempre mais primoroso, além de vestir melhor. E, para o forro, usei um pedaço de acetato que tinha aqui. O tom cinza era neutro e não alteraria a cor da estampa e o zíper que usei (galalite preto) tinha em casa.

Até a mão de obra foi gratuita: eu modelei e cortei. E Wanderli costurou pra mim (e já pegou umas dicas do forro, risos) 🙂

A peça pronta e o encaixe da estampa

 

Acima, fotos da saia pronta e a parte onde encaixei o zíper. Quando Wanderli viu, vibrou e quase deu um grito querendo saber como eu tinha encaixado a estampa tão certinha. Expliquei pra ela e aqui conto pra todas pois é uma coisa muito simples de fazer: ao cortar a parte detrás da saia, o tecido precisa estar dobrado e já com a margem de costura adicionada. Assim, durante a costura, o zíper encaixa na linha definida e a estampa não se perde, mantendo a fluidez do desenho.

É bem simples e não tem muitos segredos, basta dobrar o tecido direitinho no fio, mantendo a ourela reta (e não levemente inclinada). E tomar cuidado ao costurar o zíper, para que ele não desalinhe o tecido. Confesso que dos encaixes, este é um dos mais simples de testar <3

Do mais, costurei toda a saia em ponto 3 e tensão 3, usei agulha tamanho 11 para tecido plano, o forro foi costurado da mesma maneira e deixei 2 cm de margem de costura para algum ajuste futuro. A barra vira para o avesso e o forro sobrepõe a costura, deixando o acabamento mais bonito.

 

Pra terminar, a festinha da Liliam estava ótima, ela estava linda e pelo que percebi, a saia coube no quadril dela. Eu fiquei bem satisfeita com o resultado e também com o fato de ter feito algo com as coisas que já tinha aqui.

Gostou? diz aí nos comentários, vai!
Muito triste um blog sem comentários, risos.

boas costuras,
Pat



A coisa boa de rever essas fotos pra escrever este post é lembrar da alegria em que eu estava entre sexta e sábado passado: trabalhando, com duas pessoas queridas em casa (Raquel e Wan Der Lee) e um sol delicioso que brilhava pela janela.
Hoje, escrevo imersa à tristeza que a situação deste país nos obriga a viver dia após dia.
tem semanas que são especialmente difíceis. :(

Comments ( 31 )

  • Tatiana T.

    Patricia, acompanho você desde que morava na Nova Zelandia (confesso que me perdi um pouco no trajeto ao te ver de volta a SP depois da Europa) e você me inspira a querer costurar minhas próprias roupas (falta um pouco mais de coragem e dedicação). Essa saia ficou incrível! Esse tecido é um deslumbre! Que sorte da sua amiga em receber um presente tão especial. Obrigada por compartilhar esses momentos.

    • Ahhh Tatiana, obrigada pelo carinho. Menina, comece! Comece com peças simples e vá devagar porque não temos que ter pressa demais não. Beijo!

  • Daniele Arruda

    Vc é um must na costura hein!!! 100or gzus, que saia Linda!!!1

  • Rosali Turchiai

    Amooo quando olho a caixa de email e tem post seu fresquinho!! Adoro quando nos conta suas artes costurísticas! Bjão

      • Drica

        Arrasou!!!!sempre te acompanho e amo seus vídeos! E sou louca pela sua máquina de costura verde! Aquilo é uma preciosidade.vc deixou ela lá?!!!bjinhos

        • heheeh deixei mas a essas horas tá chegando por aqui de navio. Acho que até o final do mês pego essa bichinha, rs. Beijo!

  • Nayamim Moscal

    A saia ficou linda! Queria ver a Lilian vestindo. E queria uma igual, e aquela calça (aquela do email), e um livro seu, ah, o livro eu queria muito!

    • AAHAHAH bom, a foto dela já tá no meu insta. A calça vai sair uma hora e o livro, miga.. pensamento positivo que um dia sai! rs

  • Letícia Vieira

    Que amor de saia. Pati quanto tempo demora para fazer uma modelagem e costura? Eu to me achando tão lenta. Tem post sobre isso???

    • Leticia, como a saia reta é uma coisa muito simples, eu faço a modelagem e a costura em um dia inteiro (inteiro mesmo, de cedinho até a noite).
      Ou dois dias, costurando com calma. Tbm sou super lenta, acredite. E não vamos nos cobrar, não precisamos correr tanto assim. A pressa só existe pra servir o sistema capitalista, risos. BEijo!

  • Adriana

    Muito linda que ficou essa saia!!! O detalhe da fluidez da estampa ficou muito massa!!!!
    Vc arrasa!!!

  • Gloria

    Fiquei apaixonada pelo encaixe das estampas!!!! Acabamento lindo!!!

  • Simone dos santos

    Nossa vc foi a festa, eu fui também e não te conheci pessoalmente 🙁 poxa que triste . Espero te conhecer um dia, sou sua fã! Ah ! A saia ficou incrível, e como não ficaria, feita por uma expert. Beijos

    • menina, fui mas fui mais cedo. eu estava mortona de cansaço, mas não deixei de passar lá neste ano, rs.
      Vamos tentar nos ver em outro eventinho.. logo logo o Bruno junta a gente hehehe <3

  • mulher, que fofa vc! E que bom que tem costurado de vez em quando <3
    Melhoras pra ti. beijo!

  • Ana Lima

    Linda saia !!! AMO tudo que faz… beijos…

  • Auricelia Vale

    Patricia,
    Essa saia passou de todos os limites!!!!!!!

  • VALÉRIA PESSÔA

    Ah no meio se tanta tragédia cotidiana e anúnciada, te acompanhar faz muito bem porque me faz sentir integrada nesse Grupo Especial de Aprendizes de Costureira. Muito pertinente suas divagações misturadas com demonstrações de como vc vai desenrolando a vida e os tecidos. Não nos deixe sós!

  • Tati querida, de vez em quando faço sim, mas no momento não tá rolando 🙁 As coisas estão bem apertadas por aqui..
    mas vamos torcer pra que tudo melhore, ne?

    beijo
    Pat

  • Annie

    Patrícia!! Adorei a saia, o post e sua sinceridade!(Cheguei aqui via Instagram)

    Lembre que o sol sempre está atrás das nuvens e ele há de brilhar!!

    Continue brilhando com o seu talento!!

    • ô querida, obrigada pelo carinho. Esta semana está melhor, tudo melhor. beijo!

  • Luciene Santos

    Olá Patrícia. Não canso de ver, ler e reler seus posts. Te acompanho em todas as redes sociais. Já costuro como hobby, faço todo tipo de roupa. Mas nunca acho que já sei o suficiente, por isso acompanho as melhores (você e a Lara Rogedo) que primam pelo acabamento perfeito e não simplesmente por colocar conteúdo de faça uma roupa em 5 minutos (não acho que consiga fazer algo bom neste tempo, mas…tem quem goste). Prefiro gastar bem mais tempo e ter algo excepcional como o que vocês nos apresentam. Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho e volte aos vídeos no youtube, please. Já vi todos e vou começar a ver de novo né. Abraços sua fã número 1.

    • Luciene querida, vou voltar. Gravei um nessa semana e agora acho que vai andar pq arrumei alguém pra me ajudar 🙂
      Que bom que gosta do meu conteudo e da Lara, ela é ótima mesmo.
      Beijo grande,
      Pat

  • Carolina Wudich

    Oi, Pat, eu gosto tanto do modo que tu escreves e já faz um tempinho que te acompanho pelas redes sociais, de quando descobri a feira Stoffmarkt. Fui duas vezes lá <3 Admiro imensamente você, tu é inspiração! E essa saia ficou maravilhosa que nem você, beijos aqui do Sul desse Brasil doente.

    • Carol, mulher, que delicia ler sua mensagem! E, que triste finalizá-la porque é isso, o país tá doente real oficial, ne?
      Fico agradecida pelo carinho, que bom que gosta da sopa de letrinhas que faço aqui.

      beijo nocê! Logo lgo vou praí,
      Pat

  • Silvia Eleto

    Tá tenso mesmo minha amiga… mas sigamos nas costuras – você, na prática e pesquisa, fazendo coisas tão belas que me deixam babando, e eu tentando sonhar com o dia em que poderei voltar a costurar tranquilamente… acho que quando o Arthur fizer 18 anos kkkk…
    A saia ficou linda, como pode um tecido valorizar tanto uma peça de corte relativamente simples né?

    Bjos

  • Ligia Martins

    Pat, te acompanho desde a Nova Zelandia, desde o concurso da Burda, e fiquei feliz q vc ganhou! nem sei como cheguei até vc, mas sou muito grata desde então. Instagram é por onde mais te vejo, e hoje resolvi te procurar no Pinterest, e olha q te achei aqui também! Eu to doida, maluca, irriquieta pra fazer um curso on-line teu, sobre calça jeans. Eu costuro desde q me conheço por gente, mas diga-se de passagem q costuro pouca coisa, e as vezes grandes coisas, depende do desafio.. hehe. sou grata, como já disse, por “te conhecer” e serei mais grata ainda quando puder fazer um curso contigo. torço pra um diate conhecer… quem sabe quando for a SP visitar minha filha, a gente se conhece (será?). Nossa, vc viu q eu gosto de falar né? kkkk (escrever, que seja) Beijos estalados e abraços apertados — mesmo q de longe.

    • Patricia Cardoso

      oi Ligia!
      Que legal que me segue há tanto tempo! ó, em breve o primeiro curso online vai sair, estou trabalhando nele.
      Tomara que você goste do que estou preparando 🙂
      ate mais,
      Patricia

Give a comment