5 coisas indispensáveis para costurar

5 coisas indispensáveis para costurar

Dia desses, repensando o minimalismo, resolvi listar as 5 coisas indispensáveis para costurar. CLARO que precisamos mais que isso, mas se for levar à simplicidade, esta seria minha lista:

1) Máquina de Costura: regulada e com agulha adequada para o tecido, é suficiente para colocar mil idéias em prática. Não precisa nem ser uma maquina cheia de recursos e botões, dá pra fazer muito com bem pouco. Estando reguladinha é pá-pum!

© Copyright 2014 CorbisCorporation

2) Iluminação adequada: Sério, não dá para costurar no escuro. Grande parte das maquinas possui sua própria lâmpada mas manter uma luminária de apoio é uma sugestão boa para manter a vista descansada e o trabalho rendendo sem forçar as vistas. #velhices

Agra, India3) Tesoura: Sempre bem amolada, use-a somente para cortar tecidos. Tenho comigo uma de alfaiate que uso há muitos anos e é meu xodó. Vale comprar uma pequena para corte de linha (limpeza da peça) e ter uma mais usadinha para papéis.  E não sabe onde amolar tesoura? Leve nos amoladores de alicate de unha, as manicures sempre conhecem os melhores <3

Tailoring tools

4) Ferro de passar: Há anos venho dizendo que o ferro é o melhor amigo da costureira. Ele ajuda a “assentar” o tecido, ajuda no acabamento e já deixa sua costura visivelmente mais bonita. Nem consigo costurar sem um do lado.

India woman ironing with a coal iron in Kochi, Kerala, India

5) Paciência: Este deve ser o ítem número 01 para qualquer projeto manual e vale para iniciantes ou para quem tem muita prática. Raramente sentar na máquina com pressa para terminar o projeto dá bons resultados. As vezes, até a costura mais simples, torna-se um pequeno dinossauro assustador, afinal, tem hora que a coisa não flui e descosturar é necessário. Quem nunca descosturou 10x um mesmo projeto?

Ás vezes o tecido esgarça e temos que ter cuidado redobrado. Noutras, a máquina trava ou o molde não dá certo. Isso acontece com todo mundo e temos que exercitar a velha e boa paciência.
Costumo dizer que, quando a costura engancha demais é bom fazer uma pausa, sair para um café, esfriar a cabeça etc. Geralmente o panorama muda e tudo volta a funcionar. Então baby, paciência sempre à postos.

Stitched yellow heart

E você,qual seu item indispensável? Deixe aqui seu comentário e se gostou desse post, compartilhe nas redes sociais =)

Até logo,
Pat (querendo incluir alfinetes na lista acima hehe)

No Comments

  • Marisa

    Item importante: linha de cor contrastante e agulha para costura manual… Nada como um bom alinhavo para diminuir o erro na hora de costurar… Além dos alfinetes, também…

    • adoro a iniciativa e he1 muito que gtavsoa de participar numa coisa dessas. mas para ale9m de ser um pouco longe, teria de levar me1quina… xiii, e a minha vem acoplada a uma mesa, ne3o de1! :DAvisa quando houver mais perto de Aveiro :)beijinhos

  • Zezé

    Oi, Pat!!! Amei seu blog! Sucesso! Olha, a peça que mais uso é o fazedor de casas para desfazer os erros…

    • OI Zezé, ele é importante mesmo, eu também uso bastante. Boa dica 🙂

  • Laisa de Souza

    Patrícia,

    Outro assistindo o vídeo que tem o mesmo título do post, lembrei de um outro vídeo que assisti sobre os tipos de linha para usar na costura. Naquele vídeo a artesã ensinava a usar linha 100% algodão. Qual é a sua preferência? Vou começar a comprar linhas e queria sua opinião antes de comprar. Amo seu canal no YouTube.
    Grande beijo
    Laisa

    • Oi Laisa,
      Olha, não tenho regras com linhas não. Eu uso linhas de poliéster, também tenho de algodão e uma misturada com seda. Só procuro sempre comprar linhas de boa qualidade (adoro a linha Setta). As de algodão são realmente super boas, mas caras pra burro =(

      Beijo, Pat

Give a comment