Quem inventou a máquina de costura?

 A primeira máquina de costura propriamente dita, com algumas características da máquina moderna, foi patenteada em 1790 pelo inglês Thomas Saint. A máquina que ele criou era para trabalhar em couro, e tinha uma sovela que se movia verticalmente, para fazer os furos por onde passa o fio.

O alfaiate francés Barthélemy Trimmonier patenteou uma máquina, para costurar tecidos, 40 anos depois. Apesar de ter recursos modestos, em 1841 Barthélemy já tinha fabricado e posto a funcionar em Paris cerca de 80 máquinas, mas um grupo de operários que temia o uso das máquinas destruiu suas oficinas. 😱

Depois disso o inventor ainda conseguiu duas patentes por melhoramentos e, em 1845 tentou também registrá-las na Inglaterra e Estados Unidos, mas não obteve sucesso.

Em NYC um outro inventor realizava experiências, ao mesmo tempo que Barthélemy: Walter Hunt. Este criou a agulha curva, com um furo na ponta. A agulha conduzia o fio através do tecido e formava uma laçada. Durante vinte anos Hunt lutou em vão para obter uma patente que lhe garantisse os direitos do seu invento.

A primeira máquina de costura de uso prático foi patenteada por Elias Howe em 1846, e este foi o felizardo que passou para a historia como seu inventor – embora tivesse de lutar arduamente para isso, inclusive pelos tribunais. Um de seus principais adversários foi Isaac M Singer, que obteve a patente de uma máquina de costura em 1851. Já em 1850 Allen B. Wilson havia patenteado a máquina com um gancho oscilante para colher o fio superior*; em 1856, James Gibb lançava a máquina de costura que trabalhava com um só fio.

foto com ilustração de duas maquinas de costura antigas

Como a máquina de costura revolucionou a industria da confecção, expandiu-se bastante e hoje em dia contam-se cerca de 2.000 tipos de máquinas – algumas inclusive bastante especializadas. As partes básicas da máquina, entretanto, são as mesmas: a agulha com perfuração na ponta, o gancho giratório e a lançadeira deslizante. A forma de acioná-las é que mudou radicalmente nos últimos anos: de manivelas e pedais, hoje chegou-se aos modernos motores elétricos, que são muito mais rápido e poupam muito cansaço de quem costura.

 (texto extraido do livro “Curso básico de corte e costura” de Dener Pamplona de Abreu )

–> veja aqui minha agenda de aulas de costura em São Paulo <3

Comments ( 3 )

  • Claudia Gomes

    Oi Pat. Muito legal este post. Quando eu era criança, um tio me contou q quando a máquina de costura foi inventada o inventor foi perseguido, acusado de bruxaria. Vc já ouviu esta história?
    Bjs

  • VALÉRIA PESSÔA

    Da Série Patrícia Cardoso é Cultura 1 – kkkkk adorei!

  • Pingback:Onde encontrar máquinas de costura barata – Patricia Cardoso

Give a comment