Peça piloto na costura

Peça piloto na costura

Você já pensou na importância e nos benefícios de se fazer uma peça-piloto? Gravei este vídeo explicando meu processo e porque é tão bom fazer um teste antes da peça final:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=QOuHCTQn37s]

Quem acompanha este blog desde o começo notou que eu faço peças-piloto em praticamente tudo o que costuro, procurando sempre encontrar o melhor resultado nas peças finais que desenvolvo. É um trabalho duplo, eu sei, mas um resultado cada vez melhor, confesso. Algumas fotos:

1pi

Dois momentos de um mesmo teste: primeiro, o casaco no comprimento inicial; depois, quando provei e notei que estava longo demais e decidi reduzir o comprimento. Também aumentei as mangas e inseri bolsos laterais. Este foi o piloto do casaco vermelho que postei aqui.

1pi2

Anotações de alguns ajustes à serem feitos. Qualquer retalho serve para lembrar os próximos passos à seguir.

1pi3

Primeiros recortes de um frankenstein que sempre me ajuda.

Quer uma sugestão?  Se suas costuras costumam resultar em peças com acabamento “maiomenos” ou você sofre com muitos defeitos no meio do caminho da costura, teste fazer um piloto antes. Todos os probleminhas e dúvidas surgirão na peça-teste e a peça final ficará muito mais bonita, vai por mim!

E se você recebeu essa postagem por email e o vídeo não abre, clique aqui para assistí-lo. No vídeo eu tô fingindo um verão, heim! Tava um frio danado naquele dia hehehe.

Beijo, boas costuras
Pat

No Comments

  • Patricia! Estou aprendendo a testar antes. Eu sei costurar, mas bem pouquinho mesmo. Por medo de estragar sempre opto por tecidos baratos. Mas vejo agora que é muito importante testar antes até pq semana passada fui costurar microfibra. puts. foi horrivel! primeiro era pra ser um vestido, daí o tecido desfiava, o acabamento com viés dava problema.. aí cortei um short do vestido e deu certo, mas fica tudo improvisado! hahahah cansei de tomar susto!

    • hahaahaah Costurando e aprendendo 🙂
      Isabella, com tecidos que desfiam, tente fazer a costura francesa, ajuda bastante e é mais fácil do que o viés.
      Beijo, Pat

  • Vicky

    oieee , trabalho com costura a pouco tempo, eu gostaria de saber que tecido você usa pra fazer essas peças piloto?
    desde já Obrigada ^.^

    • Geralmente algodão cru ou qualquer outro tecido baratinho, Vicky

Give a comment