Olá!
Sou Patricia Cardoso, trabalho com costura há cerca de 11 anos e nos últimos 7, me dedico a dar aulas de costura e modelagem.

Eu não sei dizer ao certo quando rolou minha primeira “paixão” com a costura, mas lembro ser muito pequena quando frequentava a oficina de ajustes do antigo Mappin. Essa talvez seja minha lembrança mais antiga no enredo dos tecidos e foi lá onde vi alfaiates, costureiras (minha mãe!) e  manequins fazendo a valsa acontecer. Cresci entre duas costureiras caprichosas (minha mãe e minha madrinha) e desde sempre me interessei pelo ofício. É por essas e outras que, pra mim, é impossível não se apaixonar mais uma vez por esse trabalho: A cada nova descoberta, uma sensação de agradecimento e alegria toma conta do meu coração ♥️ .

Estudei Publicidade, Design Gráfico na ETEC e Vestuário no SENAI, mas foi no trabalho que encontrei meu melhor lugar: sou professora de costura e modelagem e, nessa rotina, consigo me manter estudando em tempo quase integral. Atualmente uso livros e cursos livres para me atualizar e sou fascinada por alfaiataria e alta costura. Geralmente traço tudo do zero e não pulo etapas.

Meu tempo criativo é lento. Não atropelo modelagens nem acelero processos.

Procuro o melhor acabamento para fazer uma roupa que dure mais que uma estação, cabendo no corpo de quem a veste, não o contrário.

Patricia Cardoso

Sobre o blog:

Em 2014 criei este espaço que com o tempo se transformou num site muito mais completo, mas a essência dele continua: registrar meu processo de estudos em costuras e modelagem, dividindo informações deste mundo tão precioso feito de linhas, tecidos, aviamentos e mãos pacientes.

Sobre costurar minhas próprias roupas:

Desde 2015 decidi costurar todas as roupas possíveis. Essa decisão veio de encontro a minha vontade de consumir menos e de ter no armário peças que durem mais. Para ver as roupas que faço me acompanhe pelo Instagram, mas muita coisa também está registrada aqui no blog. E, com a decisão de fazer minhas roupas, passei também a comprar menos tecidos  e usar todo material que tenho, tentando não acumular. Neste post você pode saber mais detalhes sobre essa escolha.

Se eu comprei roupa depois que comecei? Sim, comprei poucas peças {umas depois de uma mudança onde deixei tudo pra trás (aqui) e 2 peças de um mercado de pulgas}, o restante, sigo traçando no papel e costurando conforme dá.

Acredito que as pessoas podem ter uma vida mais criativa, independente da profissão que exercem.
Nossas idéias são importantes para nossa sanidade e nossas vontades, infinitas 

Trabalhos que ofereço:

  • Aulas de costura e modelagem
  • Consultoria para pequenas marcas
  • Conteúdo para Youtube
  • Escrevo textos sobre costura e moda para blogs ou websites
  • Mediação de palestras e encontros
  • Pesquisa de mercado – coolhunting
  • Desenvolvo roupas e modelagens sob medida .

Nesses anos de trabalho eu:

  • Tive uma marca e loja online de bolsas e acessórios
  • Tive uma escola de costura em SP
  • Trabalhei com um alfaiate na Nova Zelândia
  • Dei aulas particulares e mantenho um ateliê em SP
  • Produzo conteúdo para o Youtube (aqui)
  • Fiz o Tour de costura (aqui)

Por aí:

Em 2015 saí do Brasil destino Nova Zelândia onde morei por 1 ano e dez meses. Depois passei 1 ano na Alemanha e 1 ano na Holanda.
No final de 2018 voltei ao Brasil e minha base atual é SP ♥️

Quer falar comigo? Clique AQUI
Sinta-se bem vinda,